Páginas

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Van Halen: Eddie, relatado por Angus Young


O Van Halen News Desk publicou em primeira mão o depoimento de Angus Young sobre Eddie Van Halen, que estará no livro a ser lançado em 12 de outubro próximo. Além do guitarrista do AC/DC, vários outros grandes nomes do instrumento falam sobre um dos mais inovadores  músicos de todos os tempos.

O AC/DC fez um show com o Van Halen em 1978 ou 79. Não sabia muito sobre eles, exceto por alguns clipes que havia visto, especialmente o de Eddie tocando 'Eruption'. Fiquei impressionado. Não o conheci até anos depois, durante um Monsters Of  Rock na Inglaterra. Fiquei chocado em saber que ele gostava do meu estilo de tocar, pois nunca me considerei um grande guitarrista.
Eddie é um inovador. Quando cresci, tínhamos grandes instrumentistas na Inglaterra, como Jimmy Page,Eric Clapton e Jeff Beck. Depois, é claro, veio Jimi Hendrix, que mudou tudo. Colocaria Eddie na mesma categoria de Hendrix. Ele mudou o jogo com seu estilo e surgiram vários o imitando. Quando Hendrix se destacou, de repente surgiram pessoas querendo comprar uma guitarra igual e tocar seus licks. Ele virou de cabeça para baixo o livro de regras em termos de abordagem. Havia muito experimentalismo em seu modo de tocar. Eddie também é dessa linha, o que o coloca na mesma categoria.
“Eruption” é uma das minhas faixas favoritas. Tem todas as características de seu estilo, um pouco de cada coisa. Quando Jimi Hendrix surgiu, todos pensaram “De onde veio esse cara?”. Tenho o mesmo sentimento em relação a Eddie. Quando ele apareceu, todos os guitarristas diziam “Você tem que ouvir esse cara”.
Imagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário